top of page

20 de Janeiro - dia de São Sebastião e Oxóssi

  • Foto do escritor: A Bruxa Pandora
    A Bruxa Pandora
  • 20 de jan. de 2023
  • 3 min de leitura

Atualizado: 30 de jan.


Hoje, dia 20 de Janeiro, comemoramos o dia de São Sebastião, segundo os costumes do catolicismo.

Sebastião foi um soldado que secretamente, convertia pagãos ao cristianismo. Quando ele foi descoberto pelo Imperador, não negou sua fé e assim, foi condenado à morte, amarrado a um tronco e varado por flechas.

Uma viúva de nome Irene, retirou as flechas de seu corpo e o tratou. após sua recuperação, ele se apresentou novamente ao Imperador Deoclécio, o que foi considerado uma afronta e então, novamente foi amarrado e açoitado até a morte.

Nas histórias, conta-se que São Sebastião foi visto na batalha ao lado dos portugueses contra os franceses e a data da batalha coincidiu com o dia do santo.

Entre os pedidos que são feitos ao Santo, estão pedidos de fartura e prosperidade, proteção do lar, ele também é visto como protetor dos militares e soldados. Para aqueles que creem, abaixo trago uma singela oração à São Sebastião

Oração a São Sebastião

"Glorioso mártir São Sebastião, valoroso padroeiro e defensor da cidade do Rio de Janeiro, Vós que derramastes Vosso sangue e deste Vossa vida em testemunho da fé em Nosso Senhor Jesus Cristo, alcançai-nos do mesmo Senhor a graça de sermos vencedores dos nossos verdadeiros inimigos: a ter o poder e o prazer, que fazem viver sem fé, sem esperança e sem caridade. Protegei, com Vossa poderosa intercessão, os filhos desta Terra. Livrai-nos de toda Epidemia Corporal, Moral e Espiritual. Fazei que se convertam aqueles que, por querer ou sem querer, são instrumentos de infelicidade para os outros. E que o justo persevere na sua fé e propague o amor de Deus, até o triunfo final. São Sebastião, Advogado contra a Epidemia, a Fome e a Guerra, rogai por nós. Amém".

Na Umbanda, São Sebastião corresponde à Oxóssi (sincretismo) que é um Orixá masculino responsável pela atividade da caça.

Oxóssi é filho de Iemanjá e Oxalá, rei do Ketu, é o Orixá da caça e da fartura. É associado ao frio, à Lua e à noite.

Ele ensina o equilíbrio ecológico parecendo um índio muito forte, caça os espíritos perdidos trazendo-os para a luz.

A seguir, algumas características de Oxóssi:

Animais: Javali e tatu;

Bebidas: Vinho tinto, água de coco e caldo de cana;

Comidas: Carne e frutas;

Cores: Verde e azul-escuro;

Comemoração: 20 de janeiro;

Parte regida do corpo humano: Aparelho respiratório

Dia da semana: Quinta-feira

Símbolos: Arco e flecha (Ofá) e rabo de boi (Eruexim);

Saudações: Okê Oxóssi e Okê Arô;

Flor: Flores do campo;

Metais: Bronze e latão;

Pedras: Amazonita, esmeralda e turquesa;

Planeta: Vênus;

Quizilas: Cabeça de animais, mel e ovo;

Ponto da natureza: Mata;

Ervas: Alecrim, guiné, mangueira, essência de alecrim

Há uma lenda de que, em um dia de comemoração, havia um grande ninho de pássaros que havia sido enviado pelas mães ancestaris que não tinham sido convidadas para a festa. Nenhum caçador havia os matado ainda, até que Oxóssi, com um ebó feito pelas feiticeiras, conseguiu matá-los com apenas uma flechada.

Banho de prosperidade e abundância de Oxóssi:

Pegue um punhado de alecrim, um punhado de arruda e um punhado de guiné. Macere tudo em 2(dois) litros de água morna. Banhe-se do pescoço para baixo após seu banho higiênico. Durma com o banho. Esse banho deve ser tomado numa quinta feira.

Salve São Sebastião! Okê Oxóssi, Okê Arô!


A Bruxa Pandora, especialista em magia para o Amor e rituais espirituais. Atendimento com Tarot, Oráculos, Magia natural e Radiestesia. Marque uma consulta ainda hoje. Atendimento online no conforto do seu lar. Clique no botão abaixo.



Comments


bottom of page