top of page

Cosme, Damião e Doum

  • Foto do escritor: A Bruxa Pandora
    A Bruxa Pandora
  • 19 de set. de 2023
  • 3 min de leitura

Atualizado: 30 de jan.


A história dos irmãos Cosme e Damião começa na cidade de Egéia, na Arábia, onde nasceram os irmãos, por volta de 206DC. Apesar dos boatos, não existem confirmações de que eram gêmeos. A família dos dois tinha fortes tradições católicas, que foram passadas a eles durante a infância e juventude.

Cosme e Damião, ainda jovens, decidiram estudar medicina e foram para a Síria, que, na época, era uma província do Império Romano, para iniciar a aprendizagem. Após diplomados, passaram a exercer atendimento à população carente das redondezas de onde viviam.

Os irmãos usavam a fé, unida aos conhecimentos científicos, como poder de cura. Como forma de caridade e amor, eles realizavam tratamentos para as pessoas que não podiam pagar. Para as crianças doentes, davam balas para amenizar o sofrimento.

Os irmãos não cobravam absolutamente nada pelos tratamentos, mas tudo faziam com caridade e dedicação. A fama de Cosme e Damião despertou a ira do Imperador Diocleciano, implacável perseguidor do povo cristão. O governador deu ordens imediatas para que os dois médicos cristãos fossem presos, acusados de feitiçaria e de usarem meios diabólicos em suas curas.

Os irmãos foram torturados e mortos por se negarem a aceitar os padrões religiosos do imperador romano. Hoje santificados, Cosme e Damião são lembrados, através dos doces que costumavam distribuir como exemplos de solidariedade e cuidado.

Para o catolicismo, não havia nenhuma ligação entre os irmãos e as crianças ou a distribuição de doces. Essa prática veio da associação que os escravos fizeram de Cosme e Damião a orixás da umbanda e do candomblé: os Ibejis, filhos gêmeos de Xangô e Iansã. Como havia muita repressão na época da escravidão no Brasil aos cultos africanos, os negros precisavam adorar suas divindades sempre associando a algum santo católico.

E foi isso que aconteceu com São Cosme e São Damião. A tradição de dar doces tem a ver com esses dois orixás crianças que foram associados a Cosme e Damião.

São Cosme e São Damião são considerados os padroeiros dos médicos e dos farmacêuticos, e por causa da sua simplicidade e inocência, também considerados protetores das crianças. Em 1969, a religião católica alterou o dia de São Cosme e São Damião para o dia 26 de setembro para não chocar com a data que se celebra São Vicente de Paula, mas, pela tradição, algumas religiões ainda celebram no dia 27 de setembro como é o caso da umbanda, por exemplo.

Mas, e o Doum???

Nas representações na umbanda e no candomblé, junto aos dois santos aparece uma criancinha vestida como eles. Essa criança é Doum que personifica as crianças de até 7 anos. Para os adeptos de religiões de matrizes africanas, diz a crença que para cada dois gêmeos que nascem, um terceiro não encarna nesse mundo. Doum também é respeitado e adorado como da família dos Ibejis mas é considerado "aquele não veio".

O mito de Doum servia de consolo quando uma criança morria bebê ou no ventre da mãe. A partida era entendida como um retorno desses seres divinos ao mundo do qual não conseguiram se despedir

Oração a Cosme, Damião e Doum

Peço-vos com todo o meu amor, com todo o meu carinho e com todas as minhas humildes forças para que me ajudes com os vossos eternos poderes de santos. Apenas vos peço (diga aqui qual a sua graça). Ajuda-me com a força de Deus que eu consiga. Na certeza de que meu pedido já foi atendido eu vos ofereço um agrado de todo coração.

Você vai preparar um pratinho (pode ser desses de aniversário) com doces, jujubas, balas, pirulitos, e copos de refrigerante, pode ser 3 copinhos e coloque num jardim bem bonito ou embaixo de uma árvore bem bonita.

Mulheres que costumam pedir a benção da maternidade também podem acrescentar duas chupetas, uma azul e uma rosa, simbolizando o bebê que vai gerar.


Eu sou A Bruxa Pandora, Magista e Oraculista, e lhe ofereço o controle de sua vida. Entre em contato comigo agora e agende uma leitura com meu Tarot transformador.



Comments


bottom of page