Hécate - A deusa das bruxas
- A Bruxa Pandora
- 12 de ago. de 2023
- 4 min de leitura
Atualizado: 30 de jan.
Hécate é uma deusa complexa com uma longa história. Ela é a deusa da bruxaria, uma guia ao longo do caminho e a guardiã das chaves. Há muito o que se aprender sobre Hécate a partir de registros escritos, mas para que uma bruxa realmente conheça Hécate, ela deve experimentá-la.
Quem é Hécate?

Hécate é uma deusa que é complexa e muito simples ao mesmo tempo. Ela tem muitas habilidades, mas também é a fonte de energia pura. Ela é conhecida por uma infinidade de nomes, que vão desde a Alma do Mundo até a Deusa das Bruxas. Ela também é a Guardiã das Chaves do Universo. Simbolicamente, suas mãos seguram tudo o que existe. Através de nosso esforços, podemos alcançar uma de suas muitas chaves.
Sua energia é intimidadora, mas acessível. Conhecer Hécate é frequentemente uma experiência muito íntima, raramente passageira e frequentemente intensa. As pessoas têm crenças diversa sobre Hécate. E ela muda com o tempo, por isso é chamada Hécate, a rainha de mil nomes. No entanto, a maior parte do nosso conhecimento sobre Hécate vem de fontes antigas.
Os muito papéis da antiga Hécate
De fontes antigas, sabemos que Hécate era vista como uma deusa liminar, encontrada entre mundos, particularmente no limiar da vida e da morte. Ela recebeu muitos (mais de 200) epítetos, incluindo Mãe de todos, Rainha, Salvadora, Senhora dos Cadáveres e Alma do Mundo. A variedade de títulos atribuídos a ela pelos antigos costuma parecer contraditória. Temos que considerar duas coisas. Uma é que os escritores antigos tinham visões amplamente divergentes de Hécate. A outra é que Hécate sempre foi uma deusa complexa, com múltiplos papéis e habilidades.
Embora nunca saberemos ao certo a extensão de sua adoração entre os gregos antigos, há evidências que sugerem que ela era uma deusa importante, principalmente entre as pessoas comuns. Além disso, existem muitas moedas antigas, estátuas e outras obras de arte representando Hécate durante esse período.
Hécate durante a Idade Média, durante o Renascimento e até o século XX, experimentou uma notável redução em suas habilidades. Enquanto os antigos a reverenciavam como uma deusa com muitas características e habilidades, a imagem que emergiu mais tarde é limitada à de uma deusa do submundo. Um exemplo dessa visão restrita de Hécate é encontrado em Pistis Sophia, onde ela é basicamente descrita como a rainha do inferno. O retrato que Shakespeare fez dela em MacBeth resumiu esta versão simplificada de Hécate.
Enquanto Shakespeare apresentou uma imagem geral de Hécate e as bruxas, é improvável que isso refletisse como as bruxas viam Hécate durante esses tempos.
Já que Hécate é uma deusa tripla, vamos dar uma olhada nos números relacionados a ela; 3, 6, 9 e alguns consideram o 13.
As chaves são sagradas para ela, simbolizam a capacidade de envolver ou liberar espíritos, fantasmas ou demônios. Tochas iluminam seu caminho de e para o submundo.

Os animais associados a Hécate incluem cavalos, peixes, especialmente cães pretos, gatos pretos, corujas e cobras.
Seus alimentos e ervas especiais incluem cevada, cebola, alho, peixe, mel, queijo e artemísia.
As cores de Hécate são: preto, prata, branco e roxo. Pérolas e pedras da lua são suas jóias, prata é o seu metal, a ferramenta ritual intimamente ligada a ela é o caldeirão.
Dedicar-se a Hécate e torná-la sua divindade pessoal é uma grande passo em seu crescimento espiritual. Leia tudo o que puder sobre ela, muitos de seus seguidores lhe dirão se ela quer que você trabalhe com ela enviando alguns sinais.
Os símbolos e sinais associados a Hécate são muitos, e seus significados são ricos e variados. Dizem que se você vê algum desses sinais com frequência ou de maneira incomum, é um sinal de que Hécate está se aproximando de você. Preste atenção: Hécate já pode querer trabalhar com você. Pode haver mais sinais do que eu mencionei aqui, mas estes são alguns dos mais comuns.
Trabalhar com Hécate é encontrar uma Deusa para a qual você possa ir em momentos de necessidade, em momentos difíceis quando pensa que está sozinho. Essa deusa antiga estará rondando a sua volta quando você mais precisar dela.
Invocação à Deusa Hécate
Estou na encruzilhada do Céu, Inferno e Terra, e eu abro o portão do Sol poente para trilhar o caminho de Hécate.
Rainha de toda bruxaria,
Mãe dos deuses!
Deusa da noite,
Ouça minha oração e venha a mim!
Conceda suas bençãos à minha alma, que busca o conhecimento e o poder do Vazio!
Senhora dos mistérios esquecidos, guia-me pelos caminhos da Noite com tua tocha de Gnose,
Abraça-me em êxtase de posse, e conceda-me as chaves da sabedoria dos antigos!
Deusa das Encruzilhadas da Alma, em teu nome eu abro o portal astral da Lua,
E eu ofereço meu corpo como templo para tua essência eterna, para que eu possa ascender forjado em seu fogo sagrado,
Não mais uma criatura mortal de barro, Mas um filho de Dragão!
Senhora do Caminho Tortuoso, acenda meu sangue com seu toque divino, e carregue-o com sua corrente ctônica, deixe-me beber do seu graal, abra os portais do Reino do Lado Noturno, para que eu possa descer às profundezas do Inferno,
Pelos caminhos da bruxaria antiga!
Guardiã das chaves secretas, venha através das encruzilhadas de mundos e dimensões, e me revele segredos esquecidos da bruxaria, a gnose do Céu e do Inferno! Rainha das Sombras,
Entre pelos portais da carne, pelas alturas e pelas profundezas, e deixe sua tocha me guiar pelos caminhos da escuridão!
Hécate, Deusa Dragão do vazio, desperte a centelha da imortalidade em minha alma, Para que eu possa carregar sua tocha pela Noite sem fim!

Eu sou A Bruxa Pandora e lhe ofereço o controle de sua vida. Entre em contato comigo agora e agende uma leitura com meu Tarot transformador.
Comentarios